alttext



RICARDO DA SILVEIRA LOPES
Síntese de Controladores Robustos Baseada em um Novo Limitante para o Valor Singular Estruturado
24/01/2014 1v. 100p. Mestrado
Orientador(es): ALBERTO MOTA SIMÕES
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: AUTOMAÇÃO E CONTROLE
Resumo:
Nesta dissertação é proposto um novo método de síntese de controladores robustos, baseado na minimização do Valor Singular Estruturado (\mu). Esse método pertence a uma categoria de síntese de controladores denominada síntese \mu. Embora o método seja novo, já existem outros com a mesma finalidade, o que aumenta o interesse neste assunto na medida em que se torna possível realizar comparações. Assim, é possível verificar em que situações esse novo método traz vantagens. Dentre esses vários métodos de síntese de controladores já existentes, três serão abordados de maneira sucinta: síntese por iteração D - G - K (YOUNG,1996), síntese sob restrição integrais quadráticas (APKARIAN, 2006a) e síntese não-diferenciável com multiplicadores dinâmicos (APKARIAN, 2011). Entretanto, somente o primeiro e o último serão utilizados em problemas numéricos, para fins de comparação, uma vez que não dispomos dos algoritmos computacionais necessários à aplicação numérica da técnica em (APKARIAN, 2006a).
TEXTO COMPLETO


ELOI DRANKA JUNIOR
Localização de Fontes de Sinais em Presença de Distorções Acústicas Não-Estacionárias com Uso de Sensores Fracionários
03/02/2014 1v. 83p. Mestrado
Orientador(es): ROSÂNGELA FERNANDES COELHO
Área de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha de pesquisa: PROCESSAMENTO DE SINAIS
Resumo:
Nesta Dissertação, são estudadas soluções para melhorar a localização de fontes acústica quando a distorção que perturba o sistema é causada por ruídos reais, ou seja, correlacionados com a fonte de sinal. Dentro das técnicas de localização de fonte baseadas na estimação do retardo temporal, é proposto um método denominado SRP-H-PHAT, que utiliza a correlação existente entre sinal e ruído para melhorar o modelo de estimação de retardos temporais. Considerando os métodos de localização baseados em energia acústica, é apresentado um método denominado de H-ML-Energia que considera em seu modelo, a correlação existente entre sinal e ruído. Para avaliação dos métodos propostos, diversos sinais e ruídos acústicos são selecionados, com diferentes índices de não-estacionaridade. Os métodos propostos foram empregados na localização de fontes acústicas para distintos valores de razão sinal-ruído, e os resultados comparados com os métodos que apresentam melhores resultados na iteratura. O método SRP-H-PHAT apresentou resultados de localização mais próximos de uma situação onde os sinais são corrompidos por ruídos reais do que o método SRP-PHAT, que considera a distorção do sistema como um ruído branco. O método H-ML-Energia mostrou-se mais adequado para localização de fontes cujos sinais estão em presença de ruídos reais do que o método ML-Energia, mesmo em situações onde tanto o sinal da fonte quanto o ruído acústico são altamente não-estacionários.
TEXTO COMPLETO


RENATO ABNER OLIVEIRA SILVA
Aplicação de Técnicas de Alargamento de Banda em Antenas de Microfita
29/04/2014 1v. 170p. Mestrado
Orientador(es): JOSÉ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS
Área de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha de pesquisa: ELETROMAGNETISMO APLICADO
Resumo:
A importância de sistemas que operam em banda larga é cada vez mais evidente nos dias atuais. Quanto maior a faixa de frequências do sistema, mais informação pode ser transmitida, tornando maior sua capacidade de transmissão. Antenas de microfita são empregadas em inúmeros equipamentos de comunicações, possuindo diversas vantagens em relação a outras antenas por serem simples, serem capazes de se conformar a superfícies curvas, serem mecanicamente robustas e possuírem baixo custo de fabricação. A principal desvantagem desse tipo de antena é sua banda que, de forma geral, é estreita. O presente trabalho avalia a aplicação de técnicas de alargamento de banda em antenas de microfita através da introdução de ressonâncias adicionais à resposta da antena, tais como o uso de elementos parasitas e fendas, assim como o uso de substratos espessos e de baixa permissividade. Com o auxílio de simuladores computacionais, as diversas técnicas são investigadas. Como prova de conceito, algumas técnicas são aplicadas em uma antena patch circular simples. Protótipos das antenas modificadas foram implementados e testados, cujos resultados serviram para comprovar os conceitos apresentados.
TEXTO COMPLETO


JOAO AUGUSTO ALEXANDRIA DE BARROS
Projeto de Circuito de Acoplamento entre Módulo de Rf de Antena com Técnicas de Síntese de Circuitos para Dispositivos em Banda Larga
30/04/2014 1v. 220p. Mestrado
Orientador(es):JOSÉ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: ELETROMAGNETISMO APLICADO
Resumo:
A demanda por novas funcionalidades e a pressão sobre o desempenho operacional de dispositivos de telecomunicações sem fio forçam a busca por técnicas que otimizem o uso da potência. Neste contexto, no que diz respeito aos módulos de radiofrequência, alta perda de retorno e larga banda passante são características essenciais desejáveis, particularmente para as antenas. Neste trabalho, redes de casamento são utilizadas para melhorar o desempenho e produzir um efeito de incremento de banda passante em antenas. No desenvolvimento do trabalho, alguns casos de uso são apresentados. O levantamento bibliográfico sobre o tema permitiu a determinação das etapas necessárias ao projeto de circuitos de acoplamento de antenas de forma sistemática e lógica. Esta organização utilizou conceitos clássicos da teoria de síntese de circuitos e de técnicas mais avançadas, com a aplicação de recursos computacionais. Algoritmos foram propostos e implementados segundo a metodologia de projeto adotada. Os resultados obtidos dos estudos de caso foram comparados e validados com dados da literatura. A conversão das redes em elementos concentrados para elementos distribuídos foi considerada. Para avaliação prática dos conceitos apresentados, um circuito de casamento para uma antena patch circular em 2,45 GHz foi projetado e implementado. Os resultados corroboraram para validar o algoritmo e a compilação das técnicas de projeto.


RONNY REVERSON OLIVEIRA ALVES
Avaliação da Seção Reta Radar de um Navio no Mar por Meio de Simulações Computacionais
06/05/2014 1v. 108p. Mestrado
Orientador(es): JOSÉ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: ELETROMAGNETISMO APLICADO
Resumo:
Em paralelo ao desenvolvimento dos radares, um dos parâmetros da equação básica do enlace radar, denominado de seção reta radar (\mu), tornou-se foco de pesquisas em todo o mundo, pois representa a habilidade de um objeto espalhar energia proveniente de ondas eletromagnéticas incidentes. Na área militar, a redução da seção reta radar de viaturas, navios, aeronaves e mísseis, por exemplo, é um fator de extrema importância permitindo diminuir a probabilidade de detecção destes alvos pelos radares de forças inimigas. Este trabalho, apresenta uma análise teórica e prática, utilizando simulações computacionais e medidas em câmara anecóica, com o intuito de se caracterizar a influência do mar na seção reta radar de um navio. São feitas considerações sobre as técnicas de medidas, assim como dos métodos analíticos e numéricos utilizados nos programas computacionais. A faixa de frequências de interesse para as Forças Armadas se estende da banda L (1-2 GHz) utilizada para vigilância aérea a longa distância, até a banda X (8-12 GHz) utilizada para guiagem de mísseis. Nestas simulações são utilizados os softwares CST Studio, CADRCS, POFACETS e CADFEKO. Contribuindo para a parte prática do trabalho e para a comparação com os resultados obtidos nas simulações, é utilizada a câmara anecóica do Laboratório de Medidas Eletromagnéticas (LME) do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) para a realização de medidas. O trabalho inicia com simulações para a determinação da seção reta radar de objetos simples e complexos, com o objetivo de se verificar a eficácia dos softwares na obtenção de valores coerentes com os cálculos analíticos. Em seguida são iniciadas as simulações de objetos simples e com modelos de navios penetrando o plano condutor infinito, definido pelas condições de contorno no CST integral e penetrando o mar definido no CADRCS. O trabalho finaliza com a apresentação de equações obtida por meio de ajustes polinomiais no MATLAB, para a caracterização da influência do mar na seção reta radar de um navio em escala real.


RODRIGO TAVARES DOS SANTOS
Realce de Sinais de Voz com Estimação Robusta de Ruídos Acústicos Não-Estacionários
21/05/2014 1v. 71p. Mestrado
Orientador(es): ROSÂNGELA FERNANDES COELHO
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: PROCESSAMENTO DE SINAIS
Resumo:
Nesta Dissertação, são estudadas soluções para reduzir o efeito de distorções acústicas em sinais de voz. Para tratar as distorções causadas por ruídos acústicos ambientais, é introduzido um método de realce de sinais de voz no domínio do tempo. Esta proposta adota um estimador robusto de desvio padrão como um critério para a seleção e estimação das componentes do ruído. Para avaliar o método de realce proposto, são utilizados ruídos coletados de diversas fontes acústicas com diferentes índices de não-estacionariedade. O método proposto aprimorou os resultados obtidos com seis medidas objetivas, selecionadas para avaliar a qualidade e a inteligibilidade dos sinais de voz. Cinco técnicas de realce existentes na literatura são adotadas como referência. A proposta alcançou os melhores resultados para a maioria dos experimentos realizados, principalmente para aqueles com ruídos altamente não estacionários.
TEXTO COMPLETO