alttext




RODRIGO GARRIDO SILVA LEMOS
Cálculo de Limitante Inferior para o Valor Singular Estruturado Via Otimização Não-Diferenciável
09/03/12 1v. 104p. Mestrado
Orientador(es): ALBERTO MOTA SIMÕES
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: AUTOMAÇÃO E CONTRLE
Este trabalho trata da análise de robustez de sistemas incertos via otimização não-diferenciável. É proposta uma nova técnica baseada em otimização não-diferenciável para o cálculo de limitante inferior para o valor singular estruturado µ e para o valor singular estruturado oblíquo ? (skewed-µ), duas valiosas ferramentas para análise de robustez de sistemas incertos. µ e ? podem ser aplicados na análise de robustez de controladores utilizados em aplicações militares como mísseis e Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT). Exemplos numéricos mostram que em alguns casos os limitantes inferiores encontrados, tanto para µ quanto para ?, são iguais aos seus valores verdadeiros. Para o cálculo dos limitantes é utilizado um eficiente algoritmo de otimização dotado de certificado de convergência e otimalidade local. Em virtude da eficiência da técnica não-diferenciável, o algoritmo pode ser aplicado para resolver, até mesmo, problemas que envolvam um significativo número de incertezas paramétricas. Outra característica interessante da abordagem não-diferenciável proposta é o pequeno impacto causado no tempo computacional pelo número de repetições das incertezas escalares no bloco estruturado das incertezas.Para algumas aplicações desafiadoras, como as discutidas neste trabalho, a técnica proposta pode fornecer limitantes inferiores menos conservadores quando comparada com as técnicas mais populares atualmente disponíveis.
TEXTO COMPLETO


HUGO JERZY BRAVO CIPRIANO
Verificação, Busca e Aplicação da Propriedade de Observador em Sistemas a Eventos Discretos
04/12 1v. 120p. Mestrado
Orientador(es): ANTONIO EDUARDO CARRILHO DA CUNHA, PATRÍCIA NASCIMENTO PENA
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: AUTOMAÇÃO E CONTRLE
Esta dissertação de mestrado aborda o problema da verificação e busca da propriedade de observador em abstrações, obtidas por projeção natural, de sistemas a eventos discretos. Neste contexto, apresenta-se modificações dos algoritmos PO-Verificador I e PO-Busca II, em que se contornam as limitações dos algoritmos com relação ao não tratamento adequado de sistemas que possuam ciclos de eventos não relevantes. As modificações no PO-Verificador I e PO-Verificador I, tornam os novos algoritmos, propostos nesta dissertação, métodos gerais para a verificação e busca da propriedade de observador.


JOÃO PAULO LUZ ALVES
Equalização Turbo Baseada em Filtragem de Partículas e Modelagem Probabilística do Canal e da Variância do Ruído
03/05/12 1v. 100p. Mestrado
Orientador(es): ERNESTO LEITE PINTO, ALBERTO GASPAR GUIMARÃES
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: PROCESSAMENTO DE SINAIS
Neste trabalho propõe-se equalizadores com entrada e saída suaves aptos a lidar com os coecientes da resposta ao impulso do canal e com a variância do ruído como parâmetros desconhecidos, num contexto de equalização turbo. Utilizando-se modelos adequados para a distribuição conjunta de probabilidades a priori destes parâmetros, formula-se um problema de estimação Bayesiana dos símbolos transmitidos com suavização. A distribuição a posteriori dos símbolos é obtida através da técnica de ltragem de partículas, dando origem a uma primeira proposta de equalizador com saída suave. Variantes deste equalizador são também desenvolvidas com o intuito de obter melhorias de desempenho explorando o conhecimento que pode ser obtido a respeito do canal e da variância do ruído ao longo das iterações da equalização turbo. São realizadas análises de complexidade computacional, determinando-se o número de operações de ponto utuante requeridas por cada algoritmo de equalização. O desempenho dos equalizadores propostos é avaliado através da simulação de cenários típicos de transmissão com canal invariante no tempo e interferência entre símbolos severa. No que diz respeito ao emprego de estimativas iniciais da resposta ao impulso do canal e da variância do ruído, considera-se tanto casos em que se emprega sequências de treinamento curtas quanto situações de recepção cega. Os resultados obtidos indicam que os algoritmos de equalização aqui propostos produzem ganhos de desempenho quando comparados a equalizadores concebidos supondo-se conhecidas a resposta ao impulso do canal e a variância do ruído. Comparações de complexidade computacional indicam que alguns dos equalizadores propostos neste trabalho são mais ecientes para canais de memória longa. Para reduzir ainda mais a complexidade computacional dos algoritmos aqui apresentados, é proposta uma modicação no emprego da técnica de ltragem de partícula, usando-se a informação a priori sobre os símbolos, para evitar cálculos de impacto desprezível no desempenho.
TEXTO COMPLETO


ANDRÉ ROTAVA
Proposta de um Método para Medida de Propriedades Dielétricas de Materiais Isotrópicos em Temperaturas Elevadas
05/12 1v. 107p. Mestrado
Orientador(es): JOSÉ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS, MAURÍCIO HENRIQUE COSTA DIAS
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: ELETROMAGNETISMO APLICADO
Este trabalho apresenta o desenvolvimento, a implementação e os testes preliminares de uma metodologia para medidas de propriedades dielétricas de materiais isotrópicos em altas temperaturas. Tal metodologia utiliza uma variante do método da linha de transmissão, tendo como porta-amostra um guia de ondas retangular transpassado por uma carga tubular. Uma solução analítica aproximada inédita para a extração da permissividade complexa do material em teste a partir do coeficiente de transmissão da carga tubular é apresentada. O método foi extensamente avaliado em sua precisão por meio de simulações no software CST Microwave Studio, com ótimos resultados. Um sistema de medida completo foi projetado e montado com o objetivo de implementar em bancada o método desenvolvido, com foco maior para medida de materiais líquidos. O sistema inclui um porta-amostra dedicado, um sistema de aquecimento e circulação de amostras líquidas e um software original para controle de um analisador de redes vetorial e extração do valor da permissividade dos materiais em teste. Foram realizadas medidas preliminares com arquivos de calibração simulados, e utilizando um processo de calibração com materiais conhecidos. Apesar dos resultados não terem sido conclusivos, o método proposto e desenvolvido neste trabalho, de acordo com as previsões teóricas, mostrou-se bastante promissor e adequado para caracterização das propriedades dielétricas de amostras isotrópicas em estado líquido submetidas à alta temperatura. As possíveis causas para os problemas observados nas medidas foram identificadas e discutidas.


GILBERTO KIRK RODRIGUES
Estudo da Influência atmosférica em um sistema digital com multiplexação em código
14/12/12 1v. 105p. Mestrado
Orientador(es): MARIA THEREZA MIRANDA ROCCO GIRALDI
Área(s) de Concentração: SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES
Linha(s) de pesquisa: ELETROMAGNETISMO APLICADO
Neste trabalho, é feita a análise do impacto do fenômeno atmosférico da cintilação para qualquer regime de turbulência sobre o desempenho de sistemas de comunicações FSO. Para isso, propõe-se a combinação de técnicas de modelagem da irradiância de feixes ópticos sobre o efeito do fenômeno com simulações computacionais de sistemas FSO. A avaliação proposta opta por utilizar a modelagem gama-gama da cintilação e por simular sistemas FSO com multiplexação OCDMA. Inicialmente, é feito o estudo dos elementos constituintes de um sistema FSO, o que inclui a caracterização de feixes ópticos e como estes são afetados pelo transmissor, receptor e, principalmente, pelo canal de propagação. Os modelos dos principais fenômenos do canal são estudados, o que inclui a turbulência e a cintilação atmosféricas. Posteriormente, são propostos os métodos de cálculo dos dois parâmetros de avaliação do desempenho do sistema: a BER e a atenuação equivalente da cintilação, que é proposta neste trabalho. A modelagem da função densidade de probabilidade é obtida através da caracterização da cintilação com uso da teoria modificada de Rytov e da modelagem gama-gama da irradiância. Por causa da sua complexidade, este trabalho elabora o método da integração para o cálculo da distribuição gama-gama. A modelagem é combinada aos resultados da simulação do desempenho de sistemas FSO de canal único e de múltiplo canal com multiplexação OCDMA. As comparações dos resultados da BER com e sem a influência da cintilação permitem visualizar as reduções de desempenho e dos limites de operação sofridos pelos sistemas FSO simulados. Os resultados da atenuação equivalente permitem estimar em quais distâncias e regimes de turbulência o sistema é mais impactado. Também é analisado como o diâmetro de abertura do receptor e o ângulo de divergência podem influenciar o desempenho dos sistemas avaliados. O comportamento similar dos parâmetros de avaliação de sistemas FSO distintos indica a robustez do método proposto.
TEXTO COMPLETO