alttext
Cada ano letivo é dividido em dois períodos semestrais e ao pleitear ingresso no curso o aluno opta por uma das linhas de pesquisa oferecidas.

Para a linha de pesquisa de Sinais e Sistemas de Comunicações, o ingresso pode se dar no início de qualquer um dos dois períodos. A linha de pesquisa de Automação, Controle e Operação de Sistemas só aceita novos alunos no primeiro período.

É recomendável que os candidatos a ingresso possuam bons conhecimentos numa das subáreas da Engenharia Elétrica. No entanto, o grau de Engenheiro Eletricista ou similar não é uma exigência. Outras formações também são consideradas.

Para cada aluno será designado um orientador acadêmico, que o auxiliará no planejamento do curso e na definição do tema de dissertação.

O curso de Mestrado tem duração prevista de 2 anos. Tipicamente, no primeiro ano o aluno cursa disciplinas e, no segundo, desenvolve a dissertação.

Existe a possibilidade de matrícula em disciplinas isoladas, limitadas a duas por período.

A inscrição nos cursos de pós-graduação do IME é centralizada pela Sub-Divisão de Ensino de Pós-Graduação (SD/1). As informações para a inscrição encontram-se na homepage do IME e podem ser acessadas a partir daqui.

O Programa dispõe de bolsas de estudos da CAPES (programa Demanda Social - DS) com duração prevista de até 24 meses.

Para fazer jus a uma dessas bolsas o aluno deve submeter seu pedido à comissão de avaliação de bolsas da PGEE, responsável pela seleção dos bolsistas.

A bolsa é concedida segundo critérios objetivos divulgados previamente aos candidatos que, ao serem selecionados e firmarem termo de compromisso, devem seguir as orientações previstas na Portaria CAPES Nr 076, de 14 de abril de 2010. (disponível em www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/programa-de-demanda-social-ds).

Em linhas gerais, a manutenção da bolsa está condicionada ao bom desempenho ao longo do curso, além da realização de um estágio de docência com duração de um semestre.

Além disso, podem estar disponíveis bolsas oriundas de projetos de pesquisa.